domingo, 8 de fevereiro de 2015

O vilão da vez? A Banana !!!



          
                      Como sempre, estamos tentando de novo, novamente, outra vez culpar a ingestão de um alimento para justificar hábitos errados. A discussão que vem acontecendo é devido ao índice glicêmico (indicador da velocidade com que o açúcar presente em um alimento alcança a corrente sanguínea) da banana.
             Então vamos entender, os alimentos estão divididos em três categorias de índice glicêmico:
  • baixo, quando o índice glicêmico é menor ou igual a 55;
  • médio, quando o índice glicêmico está entre 56 a 69;
  • alto, quando o índice glicêmico é maior ou igual a 70.
                     Os alimentos com baixo índice glicêmico (IG), ao contrário dos que têm elevado IG, diminuem a fome, aumentam a saciedade e melhoram o controle do peso. Os alimentos de alto IG são indicados para a reposição rápida de energia, por exemplo, durante ou imediatamente após o treinamento
            A banana apresenta baixo a moderado índice glicêmico e independente de suas variações e apresenta uma boa quantidade de carboidrato (CHO - macronutriente indispensável no pré-treino). Mas a densidade de carboidratos e de calorias oriundas de frutas nos proporciona uma resposta de saciedade bem diferente quando comparado aos pães, massas e bolos!! Há outra questão gente, a carga glicêmica do alimento, queé mais indicado para ser utilizado do que IG, por levar em consideração a quantidade de CHO disponível no alimento, sendo assim nem todo alimento de alto IG apresenta também alta CG.
                     Por exemplo, uma banana tem IG de 60, e 20% de CHO em uma porção de 100g (60x0,2 =12) 12 é a sua carga glicêmica; e ao considerarmos a mesma quantidade de pão, sua carga glicêmica (CG) é o dobro, 24! Já que 40% de uma porção de 100g de pão é CHO e considerando um IG de 60 (60x0,4 =24).
** CG <10(baixa); 11-19(média); >20(alta)
              Então, entendam que a ingestão da tal fruta não levará a uma “hipoglicemia de rebote” quando você for/estiver treinando, pelo fato de haver hormônios como insulina, cortisol, adrenalina, glucagon e GH... acho incrível como sempre condenam alimentos naturais(frutas, ovos..) porque não condenam os fast-foods da vida?!
Beijos da Nutri,
Ayana Magalhães.

            OBS: Não disse que hoje teria bônus???? Espero que gostem !!!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...